segunda-feira, 29 de junho de 2009

http://www.brincandoseaprende.com.br/
Brincadeira: Pular elástico
Vi que a ANALUCI postou no blog Vida de Professora essa brincadeira e relembrei como há um tempo atrás era uma verdadeira febre esse jogo. Hoje não se vê mais. Aliás, hoje a criançada está mais interessada é em jogos eletrônicos... Crianças sedentárias... Resolvi colocar aqui e vou ensinar meus alunos. O custo do elástico é baixo e o espaço necessário pra brincar é bem pequeno. Incentivando as brincadeiras que exercitam o corpo estaremos colaborando com a saúde do corpo e da alma, pois criança feliz é criança que brinca!


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI831-10528,00.html

Separe 2 metros de elástico de roupa e dê um nó.
Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo.
Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico.
O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade.

Letícia (Joinville/SC 21/11/2008 08:20) explica como se brinca:

"Sou prof de ed fisica... ensinei para meus alunos o mesmo que aprendi quando criança e era assim:
dentro,
fora,
dentro,
fora,
dentro,
pisa, (pisando no elástico) fora,
X (nesse x, depois do X vc precisa pular e cair com os 2 pés certinhos dentro do elástico... )

Dai vai aumentando o grau de dificuldade canela, batata da perna, joelho, coxa e cintura (quando chega na altura da cintura vc não precisa mais saltar sempre com os 2 pés juntos, no caso vc deve levantar uma perna de cada vez, seguindo a música.
Depois o elástico fica na altura do peito, aí você deve fazer uma manobra de entrada e saída
Depois é pescoço, faz a mesma manobra só que com o pescoço e depois quem segura o elástico deve levantar o braço e vc salta no meio, ao invés de usar as pernas você usa os braços... (dentro, fora, dentro, pisa, fora e X)
Se conseguir passar daí, recomeça tudo, mas quem segura o elástico utiliza somente uma perna, deixando o espaço bem estreito."




Fonte: http://vidadeprofa.blogspot.com
Postado por Prô Rirela às Quinta-feira, Abril 23, 2009 1 comentários Marcadores: Atividades, Brincadeiras
Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009
Vamos pular amarelinha ?


Cristiane Chica
Coordenadora do NUTEC- Mathema
Recomendado para crianças a partir dos 4 anos.


Conteúdo: Números, noção de espaço e medidas.
Competências e habilidades: Reconhecimentos de algarismos, seqüência numérica, contagem e comparação de quantidades. Avaliação de força e distância.
Recursos: amarelinha desenhada no chão.



Quem não conhece a amarelinha? É uma das mais tradicionais brincadeiras de rua deste país. Nela a criança tem de pular - ora com um pé só, ora com os dois - sobre quadrados riscados no chão, evitando pisar na casa onde foi lançada a pedrinha com que se marca a progressão em direção ao "céu", o ponto final da brincadeira.
Durante o jogo, é preciso abaixar sem encostar um dos pés no chão, rodopiar no ar, deslocando-se ora para um lado, ora para o outro, ora para frente, ora usando as mãos, ora os pés. É um exigir constante do controle sobre o corpo e o espaço.
Adotar a amarelinha nas aulas de matemática significa poder desenvolver a inteligência corporal a partir das relações realizadas entre as crianças com seus recursos corporais e elementos do meio.Além do desenvolvimento do esquema corporal e noção espacial, podemos dizer que a amarelinha também auxilia no desenvolvimento de noções de medidas e números.
Ao lançar a pedrinha no quadrado desejado é preciso avaliar a quantidade de força a ser colocada na mão, avaliar a distância entre o corpo e a casa atingida.
Contagem, seqüência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, são alguns conceitos e habilidades que podemos desenvolver a partir desse trabalho.
Você já havia notado quanta matemática podemos explorar numa simples brincadeira?
Dicas para iniciar a brincadeira pela primeira vez:
Faça uma roda com os alunos e pergunte a eles:
- Quem conhece a amarelinha?
- Quais os tipos de amarelinha que conhecem?
- Deixe que desenhem como elas são.
- Como se joga a amarelinha?
- Como podemos organizar essa brincadeira?
- Como se decide quem joga primeiro?
Após levantar o que os alunos sabem sobre essa brincadeira, a professora pode propor que todos vão conhecer uma amarelinha .
Pode-se iniciar explorando com as crianças somente a maneira de pular, uma vez que não é simples esse pular, elas precisam coordenar muitas ações ao mesmo tempo. Num outro momento então, pode-se ensiná-las como é a brincadeira. Enquanto algumas crianças são convidadas a iniciar, as demais observam sentadas em círculo ao redor do diagrama. Uma criança também pode auxiliar a outra.
Uma nova organização da classe:
Quando os alunos já estiverem familiarizados com a brincadeira, o professor pode desenhar de dois a quatro esquemas da amarelinha para que possam brincar, sendo que em cada grupo seja colocado duas crianças que já tenham maior conhecimento para auxiliar as demais.
Ao final, reúna a turma para fazer um fechamento da atividade: pode ser uma roda onde os alunos falem sobre como foi jogar, o que foi fácil e o que foi difícil, tomem decisões sobre como realizar a brincadeira numa próxima vez, ou realizar um desenho da brincadeira, ou ainda produzir um texto coletivo sobre as regras aprendidas.Repita a brincadeira, pelo menos umas quatro vezes, para que todas as crianças tenham oportunidade de aprender a brincadeira e superar suas dificuldades, vencendo os desafios propostos, bem como, apreender todas as regras.
A amarelinha tradicional:
Desenvolvimento:
- As crianças devem decidir a ordem dos jogadores, ficando a primeira de posse da pedrinha;
- Cada jogador, ao chegar a sua vez, se coloca atrás da linha de tiro, de frente para o diagrama, e atira a pedrinha na casa número 1. Aproxima-se, então do diagrama, pulando a casinha onde está a pedrinha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4 e repetindo esta seqüência até chegar ao 10. Na volta, sem entrar na casa número 1, nem pisar nela, ela deve pegar a pedrinha com os pés nas casas antecedentes, no caso, 2 e 3. Deve pular a casa 1 e agora arremessar a pedra à casa número 2, repetindo o mesmo processo, e assim sucessivamente até chegar a última casa ou até errar, quando então cede a sua vez ao seguinte.
- Constituem erros jogar a pedrinha fora da casa desejada ou sobre uma linha da figura; apoiar-se com dois pés no interior de uma mesma casinha; trocar o pé de apoio durante o percurso e esquecer de pegar a pedrinha.- Depois de cada criança ter tido sua vez, o primeiro recomeça da casa onde estava ao errar, e assim por diante, até alguém alcançar o 10.
- Vence quem terminar a amarelinha toda primeiro.

Para saber mais:
Brincar: crescer e aprender, de Adriana Friedmann, editora Moderna, 1996
Brincadeiras infantis nas aulas de matemática Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido, editora Artmed, 2001
Extraído do excelente blog http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/
Postado por Prô Rirela às Sexta-feira, Janeiro 23, 2009 1 comentários Marcadores: Atividades, Brincadeiras, Educação Infantil
Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008


Postado por Prô Rirela às Sexta-feira, Dezembro 05, 2008 0 comentários Marcadores: Atividades, Brincadeiras
Perfis ocultos
Observe atentamente a figura abaixo e descubra três perfis ocultos:
Fonte: http://www.possibilidades.com.br/lazer/ache_perfis.asp#dica

Postado por Prô Rirela às Sexta-feira, Dezembro 05, 2008 0 comentários Marcadores: Brincadeiras, Curiosidades, Idéias
Onde está o bebê?


Fonte: http://www.possibilidades.com.br/lazer/ache_o_bebe.asp
Postado por Prô Rirela às Sexta-feira, Dezembro 05, 2008 0 comentários Marcadores: Brincadeiras, Curiosidades, Idéias
Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
Brincadeiras para final de aula...
1 - Compreensão dos absurdos
Diga para as crianças que você vai dizer algumas frases e ao final de cada uma, elas terão que dizer se é ABSURDO ou VERDADE.
Vou postar somente absurdos, frases verdadeiras você vai dizendo entre um e outro absurdo.


1.Vi um cachorro escovando os dentes.
2.Minha gatinha gosta de passar batom.
3.Papai guarda o carro na casinha do cachorro.
4.O cavalo pegou todo o dinheiro e foi depositar no banco.
5.Mamãe guardou o sapato na geladeira.
6.Gosto de café com pimenta e sal.
7.A gatinha Mimi botou dois ovos.
8.A bicicleta chegou apitando e soltando fumaça.
9.Cortei um pedaço de leite para meu amigo.
10.Papai ganhou um vestido novo.
11.Plantei a rosa no vaso do banheiro.
12.Mamãe varreu toda a casa com a escova de dentes.
13.Ganhei ovinhos de Páscoa no Natal.
14.Jéssica come pão com sabão em pó.
15.Maria lava roupa com margarina.
16.Bebi um pouco de farofa...
2 - Analogia verbal...

Peça que as crianças vão completando as frases que você inicia envolvendo relação de cores, tamanho, gênero, número, etc.

1.A cenoura é alaranjada, o tomate é .....
2.A abóbora é grande, a uva é.....
3.O gato faz par com a ..........
4.O cachorro faz par com a .........
5.Eu tenho uma flor, se ganhar mais uma fico com duas ...............
6.O feijão é preto, o arroz é ..............
7.Clara tem uma banana, se eu der a ela mais uma ela ficará com .......
8.O papai é marido da ......
9.O tio é marido da .....
10.O leite é branco, o café é .......
11.O moranguinho é pequeno, a melancia é ........
12.O gelo é frio, o fogo é ..........
13.O céu é azul, a grama é ..........
14.A vovó é mãe da ..............
3 - Vamos imaginar uma coisa

Vá falando aluno por aluno, para que ele imagine uma coisa que seja...

1.muito macia
2.muito dura
3.muito alta
4.muito bonita
5.muito reta
6.muito fria
7.bem torta
8.muito quente
9.molhada
10.quente
11.preta
12.grande
13.pquena
14.azul
15.vermelha
16.alegre
17.branca
18.muito gostosa
19.com gosto ruim
20.melada
21.salgada
22.suja
23.doce
24.com cheiro ruim
25.com cheiro gostoso
4 - O que encontramos?

1.numa casa encontramos...........
2.numa praia tem......
3.num clube tem.....
4.num jardim tem....
5.no supermercado...
6.na feira...
7.na rodoviária...
8.na escola...
9.na igreja....
10.no hospital...
5 - Escondendo um objeto

Colocar vários objetos em cima da mesa para que todos observem. Escolher uma criança para que se ausente um pouco e esconder um dos objetos. Quando a criança retornar deverá descobrir qual objeto não está mais lá.

6 - O comandante mandou

Todos os alunos deverão obedecer as ordens.

O comandante mandou...

1.dar um passo à frente
2.dar um pulinho pra tras
3.ficar na ponta dos pés
4.colocar as mãos na cabeça
5.fazer continência
6.levantar o braço direito
7.levantar o pé esquerdo
8.tocar corneta
9.virar estátua
10.tirar o chapéu
11.dar uma reboladinha
12.mostrar a língua
13.dar uma risadinha
14.olhar pro teto
15.olhar pro umbigo
16.apertar o nariz
17.colocar o braço direito por cima da cabeça e segurar a orelha esquerda.




Postado por Prô Rirela às Quinta-feira, Novembro 27, 2008 1 comentários Marcadores: Brincadeiras
Terça-feira, 25 de Novembro de 2008
Dedoches









Postado por Prô Rirela às Terça-feira, Novembro 25, 2008 0 comentários Marcadores: Alfabetização, Atividades, Brincadeiras, Ciências
Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008
Gincana Semana das crianças
1-CORRIDA DA ROUPA
Um varal amarrada (cadeira) pendurar duas camisetas uma para cada equipe.
Ao sinal o primeiro aluno de cada fileira deverá ir até o varal colocar a camiseta e retornar para sua equipe tirar a camiseta e entregar para o próximo companheiro, este deverá vestir a camiseta ir até o varal tirar a camiseta e pendurara-la.

2-SEPARAR CEREAIS
Pratos descartáveis ou vasilhas com arroz, feijão/ feijão e macarrão. Duas fileiras, ao sinal o primeiro aluno de cada fileira deverá ir até a seu prato e separar os cereais.

3- COPO VOADOR
Um copo descartável e um barbante fino ou linha de sapateiro. O barbante deverá estar amarrado nas extremidades e o copo descartável com um furo para passar o barbante. Ao sinal o primeiro aluno de cada equipe deverá sobrar o copo para que ele chegue do outro lado do barbante.

4 – ABRE E FECHA
Duas garrafas pet com tampas. Ao sinal do primeiro aluno de cada fileira deverá abrir a garrafa e passar para o companheiro de trás este deverá fechar a garrafa, assim sucessivamente.

5- CARREGUE A BOLINHA
Duas mãos grandes e bolinhas coloridas. Ao sinal o primeiro aluno de cada fileira deverá equilibrar a bolinha na mão grande e leva-la ate um ponto determinado, voltar entregar a mão para o companheiro que deverá fazer o mesmo percurso.

6- GARRAFA CHEIA
Duas esponjas, dois baldes com água e duas garrafas pet. O ultimo aluno deverá estar com uma esponja e deverá molhar a esponja e passar para os companheiros da frente até que chegue ao primeiro, este deverá correr até a garrafa espremer a esponja para encher a garrafa, volta para o ultimo lugar molha a esponja passa novamente para os companheiros da frente, assim sucessivamente.

7- ESTOURO DAS BEXIGAS.
Bexigas para cada aluno da equipe. Ao sinal encher a bexiga até estourar.

8- CORRIDA DO SACO
Saco de estopa. Duas fileiras uma de frente a outra. Ao sinal o primeiro aluno de cada equipe deverá pular até a próxima fileira entregar o saco para o companheiro que deverá retornar assim sucessivamente.

9 – CORRIDA DO TÊNIS
Duas equipes sem tênis ( para esta prova todos deveram estar usando tênis de preferência tênis diferente). Ao sinal correr ate um ponto determinado procurar seu tênis e calçar, voltar ao ponto de partida.

10 – CORRIDA DE OBSTACULOS.
06 Garrafas pet amarradas em barbante, e 06 cadeiras amarradas com barbantes. Duas equipes frente aos obstáculos. Ao sinal o primeiro aluno deverá pular as garrafas amarradas com barbante e passar por baixo das cadeiras amarradas com barbantes. Ir até o final voltar bater na mão no companheiro que devera fazer o mesmo percurso.

11- BEXIGAS SUSPENSAS
Uma bexiga pendurada, duas crianças com o olhos vendados , com o jornal (formato de espada) na mão. Ao sinal tentar acertar a bexiga.

12 – TODOS MOLHADOS
Todos os alunos da classe, dois a dois com uma bexiga na mão frente a frente. Jogar a bexiga um para o outro tentando não deixar cair no chão se não... (chuaaaaa) . Termina a brincadeira quando não tiver mais bexigas cheias.

Nenhum comentário: