quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Em primeiro lugar quero dizer que, poder participar desse projeto é uma honra e um desafio. E contar com a participação da Gislene (prof de sala), da Ivete (coordenadora da sala informatizada) e da Sandra (bibliotecária) está sendo muito bom.Tenho certeza que, desta maneira, este projeto será mais interessante e produtivo. Colheremos muitos frutos!!....Educadores e alunos!!. Pretendo realizar o projeto envolvendo atividades práticas e teóricas. As aulas teóricas serão realizadas através do uso da sala informatizada, biblioteca e entrevistas com pais, tios, avós, desta forma também envolveremos a família no nosso projeto.

Começamos com uma breve pesquisa com o relato dos pais, tios ou avós de nossos alunos, através da seguinte pergunta: “Quais eram as brincadeiras na sua infância?”
O resultado foi o seguinte:
João Vitor – a mãe pulava amarelinha.
Álvaro – avó – boneca, amarelinha, subir e árvore,
- pai – brincar no rio, parafuso, bola de meia em árvore,
- mãe – elástico, amarelinha, pular corda, casinha.
Manoel – mãe – elástico, roda, esconde-esconde e pega-pega,
- pai – só trabalhava, ajudava seu pai.
Luis Guilherme – tia – pique bandeira, estátua, futebol, vôlei e handebol,
- mãe – roda, pega-pega, esconde-esconde, ovo choco, amarelinha, pular elástico, polícia e ladrão.
Adrian – mãe – era muito legal, brincava de casinha, boneca, esconde-esconde, pega-pega, bola queimada, escolinha, betis, jogava futebol, basquete, vôlei, pular corda, ciranda-cirandinha, passa anel. Obs.: Taco = Betis (no Paraná).
Luan – pai – peteca, pião, pipa, saco mole e carrinho de mão.
Victor – mãe – peteca e queimada.
Lucas – pai - finca-finca (seu pai tinha muitos irmãos, então brincavam de fazer buracos no chão com cabo de vassoura, ganhava quem fazia mais.
Isadora – mãe – pular corda, vôlei, boneca e futebol.
Gustavo – mãe – perna de pau, carrinho de lata, queimada, pega-pega, pipa e bate lata.
Bruna – mãe – elástico, pular corda, boneca e casinha,
- pai – não lembra.
Douglas P. – pai – cavalinho de pau, pega-pega.
William P. – pai – cavalo de madeira e bola de meia.
OBS.: Douglas P. e William P. são irmãos gêmeos.
Mario – Pai, tia, avó – carrinho de rolimã, bibloque, pipa, bolinha de gude, bicicleta, cabana, pega-pega, futebol, pular corda, polícia e ladrão, amarelinha, casinha, bambolê, basquete e vôlei.
– mãe – pular corda,
- pai – pega congela,
- avó – boneca,
- avô – pega ladrão.








Os alunos tiveram que responder duas questões:
Questão 1- Quais as brincadeiras que eu brincava.
Questão 2 – Quais as brincadeiras que eu ainda brinco.

João Vitor – Questão 1 – pular amarelinha na escola, pular corda, soldadinho de chumbo e queimada.
- Questão 2 – queimada, futebol e taco.
Álvaro – Questão 1 – bola, pião, bicicleta, rolimã, vídeo game, esconde-esconde e boneco.
- Questão 2 – pião, bola, corda, bicicleta, pega-pega, corrida, basquete e vídeo game.
Manoel – Questão 1 – de carrinho.
- Questão 2 – futebol, pega-pega, pega-cola, pepis cola, pega pega paralítico.
Luis Guilherme – Questão 1 – ovo choco, pega-pega, polícia e ladrão, pega congela, xadrez, dama, bicicleta, trilha, vídeo game, plastation.
- Questão 2 – pega-pega, pega congela e bicicleta.
Adrian – Questão 1 – pega-pega, esconde-esconde, policia e ladrão e detetive.
- Questão 2 – futebol, vôlei, ping-pong, tênis e taco.
Luan – Questão 1 – não respondeu. -
Questão 2 – medalha de honra, pega-pega, futebol e apostar corrida de bicicleta.
Victor – Questão 1 – bambolê.
- Questão 2 – futebol, queimada, pular corda e peteca.
Lucas – Questão 1 – não respondeu.
Questão 2 – pega-pega, esconde-esconde, espião, futebol, queimada, não pizar no chão, pique esconde e brincar no computador.
Isadora – Questão 1 – tazo, boneca, jogo vídeo game, basquete, ping-pong, raquete, de cabeleireira e com o cachorro.
- Questão 2 – futebol, pular corda, vôlei, queimada e pic esconde.
Gustavo – Questão 1 – peteca, catar tatuzinho e dama persa.
- Questão 2 – policia e ladrão, vôlei, perna de pau e jogar vídeo game.
Bruna – Questão 1 – pular corda, boneca, amarelinha, esconde-esconde, pega-pega e carrinho de rolimã.
- Questão 2 – bicicleta,, boneca e vídeo game.
Douglas P. - Questão 1 – pega-pega, pular corda e subir em árvores.
- Questão 2 – pegar grilo, andar de bicicleta e com seu cachorro.
William P. – Questão 1 – pegar grilos, policia e ladrão, corrida, escalar árvores, empinar pipa e bolita.
-Questão 2 – arco e flecha, corrida de bicicleta, futebol, vôlei, tropa de elite e carrinho de controle remoto.
Mario – Questão 1 – galinha choca, skate, bicicleta, motoca, se rolar nos morros, subir em árvores e pular delas, de carrinho, bonecos e lutinha.
- Questão 2 – playstation, no computador, jogar bola, jogar no celular e bolinha de gude.
Willian – Questão 1 – estátua, mímica, carrinho e pular corda.
- Questão 2 – taco, pular alturinha, basquete e ping-pong.
Ulisses – Questão 1 – nchocalho, tarô mecânico.
- Questão 2 – vídeo game, esconde-esconde, pega-pega, policia e ladrão, balanço em pé, luta de espada, labirinto e tênis de mesa.


O que eu achei sobre pular corda e queimada.
miércoles, 10 de diciembre de 2008, 12:58:04 p.m. | noreply@blogger.com (JOGOS E BRINCADEIRAS DA 41)

Eu achei legal, porque fazia tempo que eu não brincava de pular corda e nem de queimada. Eu me diverti e não achei que foi difícil.
Nome: Adrian Cruz Scolari

Eu gostei muito de jogar queimada, foi muito legal. Eu adorei! Também gostei muito de pular corda, mesmo sem saber pular. E gostaria de brincar de pique-bandeira.


Eu gostei muito desta brincadeira de pular corda, fazia tanto tempo mas eu não desaprendi pular corda. E sei pular certinho até hoje. E queimada é muito legal, eu brinco em casa com as minhas primas.



Bem, nesse dia eu me senti uma criança menor, na hora do queimado. Adorei, corri me joguei para escapar da bola e diversas outras coisas. E na hora de pular corda, eu não parava de pular. Foi muito legal.



Eu senti nas duas brincadeiras, que eram as mesmas que eu brincava quando era menor. Na brincadeira da queimada, eu queimei muita gente e eles me queimaram. Eu me diverti muito e caí muitas vezes. Na brincadeira de pular corda, eu pulei muito, até saí com dor nos pés. Esta aula com a professora Soeli foi muito legal!!
Nome: Gustavo Bitencourt


A queimada foi muito legal. A gente tinha que desviar da bola. E gostei de queimada. Quando nós pulamos corda, eu quase caí. Não sou muito bom nisso. Ass: Douglas

Pulamos corda, brincamos de queimada e foi muito legal na Educação Física. A gente se divertiu a valer. A professora dá jogos muitos legais. Eu adoro pular corda. Willian





Eu gostei muito de pular corda e queimada porque é legal ficar brincando pela quadra. João Victor



)
Aninha
pula amarelinha
Henrique
brinca de pique
Marília
de mãe e filha
Marcelo
é o rei do castelo
Mariazinha
sua rainha
Carola
brinca de bola
Renato
de gato e rato
João
de polícia e ladrão
Joaquim
anda de patins
Tieta
de bicicleta
e Janete
de patinete
Lucinha!
Eu estou sozinha.
Você quer brincar
comigo?

Autora Sonia Miranda, do livro Pra boi dormir, da Editora Record




Manoel
Faz pastel

Bruna
Brinca de escuna

Mário
Se esconde no armário

João
Brinca de pião

Volni
Come caqui

Isadora
Come amora

Lissandro
Pinta o quadro

Willian, Adrian e Luan
Brincan de Peter-Pan

Douglas e Lucas
Brincam de lutas

Gustavo, àlvaro e Victor
Estão sozinhos

Vocês querem brincar com eles?


Turma 41




passa-anel barra-manteiga

batatinha frita batatinha quando nasce

boca-de-forno bom dia, comadre

berlinda pique

cabra-cega cadê o toucinho que estava aqui?

caí no poço, quem me acode?

casa da baleia casamento oculto

chicotinho queimado corre-cutia

espadinha dô-ôôô

estátua gambá roubando galinha

jogar lenço mamãezinha, posso ir?

Manduca manda minha direita está vaga

pote de melado pular corda soltar pipa

quebrar a corrente salada-saladinha

sô lobo taí? roda, pião

serra, serra, serrador

tatu passa aí? carneirinho quer mel

você viu o meu carneirinho?

ciranda-cirandinha e outras cantigas de roda

trava-línguas adivinhas trocadilhos

trovas correio elegante bolinha na toca

amarelinha mil jeitos de escolher

e tantas tantas brincadeiras mais?

Não, nunca brincou! Que pena!

O que estarão fazendo os seus avós,

seus pais e professores?

Só vivem enfeitiçados pela tevê, pelo computador

ou só se encantam com o quadro-de-giz?

Que pena! Que pena! Que pena! Que pena!




Este poema tem tudo a ver com o projeto de resgate de brincadeiras antigas, o autor nos remete ao passado e reflete o futuro.


Queimada, pula-corda e gato e o rato são brincadeiras antigas.

Para brincarmos de queimada temos que dividir a turma em dois times, cada time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário.
Para dividir sobre o passe de bola e do campo no início do jogo, esses dois jogadores deverão colocar-se, entre os dois campos tirando par ou ímpar. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores. A bola deverá ser arremessada para tentar queimar os jogadores que deverão sair assim que forem queimados, até sobrar um único jogador que não foi queimado.
Na brincadeira de pula-corda devemos ficar em fila enquanto que duas pessoas ficam batendo corda. Cada criança vai pulando e quem tropeçar ou esbarrar na corda sai do jogo.

Para brincarmos de gato e rato precisamos formar uma roda, então escolhemos um aluno que vira a porta, um que vira o gato e outro o rato. Marcamos um horário sem o gato saber. O gato fica fora e rato fica dentro da roda. O gato deve adivinhar o horário combinado. Quando o gato acerta a hora, o gato sai fora da roda "toca" e começa o pega-pega. Se o rato for pego acaba a brincadeira.



.

Pula-carniça, pega-pega, amarelinha.
Esconde-esconde, cirandinha, até anoitecer.
São brincadeiras que não precisam de nada,
Só mesmo a meninada divertindo-se a valer.

Mas um brinquedo, hoje em dia também traz.
Muita alegria
Não importa se é caro ou não
Uma boneca ou um carrinho têm magia,
Pois é sua fantasia que comanda a diversão.

Um pião ou um avião, uma bola ou um balão.
Uma casinha pintada de flor
Uma roupa de barão, uma concha ou um botão
Até mesmo o computador
Tudo em que a criança pôe o dedo,
Num instante é brinquedo, seja lá o que for.


Brincadeiras ontem, hoje e sempre.
Letra e Música: André de Souza.



Pular corda e queimada
miércoles, 14 de mayo de 2008, 08:05:26 p.m. | noreply@blogger.com (JOGOS E BRINCADEIRAS DA 41)
Duas brincadeiras foram escolhidas pelo grupo para serem vivenciadas nas aulas seguintes.
As bricadeiras foram pular corda e queimada.
Em outro momento, em sala, contando com o trabalho integrado com a prof.Gislene, cada aluno fez seu comentário a respeito das brincadeiras. E o resultado foi o seguinte!

Nenhum comentário: